Planejamento Financeiro Para Pequenas Empresas

Spread the love

planejamento financeiro para pequenas empresas

O planejamento financeiro nem sempre aparece como prioridade em pequenas empresas, que muitas vezes estão focadas em criar produtos inovadores, ou então oferecer serviços diferenciados. Embora seja algo errado, é relativamente comum que pequenos empresários muitas vezes não se atentem para o controle de caixa e desconheçam o atual momento de saúde monetário da empresa.

Para uma pequena empresa progredir sem grandes problemas, ter um planejamento financeiro adequado é essencial, pois ele permite determinar objetivos, realizar projeções e evitar passos que não poderiam ser dados, garantindo o funcionamento da instituição.

Se você é um pequeno empresário e quer colocar as finanças de sua empresa em dia, então esse artigo foi feito para você.

Planejamento financeiro para pequenas empresas, como fazer?

Pequenos empresários não podem se dar ao luxo de cometer grandes erros ou deslizes administrativos, uma vez que pequenas empresas são mais vulneráveis a problemas financeiros, portanto, as dicas a seguir são de extrema importância.

Controle de fluxo de caixa

A melhor forma de manter a saúde financeira da pequena empresa em dia é através do controle de fluxo de caixa. Isso permite que o empreendedor enxergue de modo amplo a situação financeira de seu negócio.

É necessário controlar a quantia de dinheiro que entrou, que saiu, e de que modo essa movimentação ocorreu: Foi dinheiro, cheque, boleto ou cartão?

Gastos fixos, como impostos, salários, aluguel, internet e telefone, por exemplo, devem estar presentes no fluxo de caixa de uma empresa, pois evita surpresas desagradáveis.

Utilizar um software de gerenciamento é mais indicado do que fazer todo o controle a mão, minimizando a ocorrência de erros e falhas. Uma planilha de conciliação, por exemplo, é um ótimo começo para manter o fluxo de caixa controlado.

 

Capital de giro é importante

Ter uma quantia de dinheiro reservada para que os negócios possuam fluir com tranquilidade é muito importante, principalmente no momento inicial de funcionamento de uma pequena empresa.

No entanto, não basta apenas possuir esse recurso disponível em caixa, é importante que sua administração ocorra da melhor forma possível. Normalmente, o capital de giro existe para que compromissos financeiros imediatos sejam honrados, ou para cobrir problemas de última hora.

Não misture profissional com pessoal

Contas pessoal e empresarial são coisas distintas e não devem ser misturadas em momento algum. Infelizmente essa é uma prática muito comum entre pequenos empresários que estão iniciando um negócio.

Ao misturar as duas contas, a lucratividade da pequena empresa jamais ocorrerá. Além disso, ficará mais difícil reinvestir o dinheiro gerado pela empresa através de sua área de atuação, sem que se busque recursos na vida pessoal.

No caso de pequenos empresários, é importante que se defina uma quantia mensal a ser retirada, como um salário. Assim, essa retirada estará presente no fluxo de caixa e não acarretará danos ao financeiro da pequena empresa.

Tenha reserva e sempre tenha provisões em mente

É sempre interessante separar determinada quantia mensal para eventuais situações que possam surgir ao longo do ano. Ter essa reserva pode ajudar em despesas como rescisão de funcionários, reajustes de aluguel e variações naturais em contas de água e luz, por exemplo.

Além disso, analisar os gastos é importante, pois é possível observar para onde está sendo direcionado o dinheiro e com isso conseguir algum tipo de economia, como adiantar o pagamento de um boleto em alguns dias e receber um percentual de desconto por esse adiantamento, por exemplo.

Por possuírem menos recursos, pequenas empresas são mais frágeis que grandes instituições.

Por isso, o planejamento financeiro para pequenas empresas é tão importante. E você pequeno empresário que está lendo esse texto? Tem mais alguma dica para dar com relação a controle financeiro? Deixe um comentário contanto como você administra seu negócio.